Pular para o conteúdo principal

.

.

.

.

Catuji: Produtores de farinha e polvilho da comunidade dos Porfírios, deverão conseguir habilitação sanitária

   Na comunidade dos Porfírios município de Catuji MG, alguns técnicos da ( Emater-MG) já estiveram visitando algumas tendas(lugar onde se fabrica polvilho e farinha de mandioca ) com a intensão de mostrar as novas orientações do governo mineiro ,entre essas orientações estão a habilitação sanitária , mas para isso acontecer as tendas terão que fazer algumas mudanças e expansões  nos seu equipamentos, aprendendo medidas de higienização que estarão de acordo com os seguimentos da vigilância sanitária.Muitos produtores da comunidade sabem que essas mudanças são ótimas e que terão mais lucratividade no seu negocio  aumentando e muito a confiança do consumidor em relação aos seus produtos , mas o que mais preocupa são as questões financeiras , pois muitos dizem que não tem capacidade econômica para realizar esses novos projetos e ao mesmo tempo aderir á habilitação sanitária , existe produtor ameaçando até mesmo parar com a produção . O Blog Rafatony vai te mostrar agora, como funciona esse projeto do estado, que visa o fortalecimento da agroindústria de Minas Gerais .
   As políticas públicas do Governo de Minas para fortalecer a agricultura familiar no estado, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), têm contribuído para expandir cada vez mais as potencialidades do mercado. Prova disso são os resultados promissores nesse segmento, impulsionado com a geração de emprego e renda.
Neste contexto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) – Unidade Regional de Teófilo Otoni – vem realizando trabalho de orientação junto aos produtores de pães, quitandas, café e uma ampla variedade de alimentos mineiros típicos, justamente para que os agricultores atendam aos requisitos e consigam a habilitação sanitária exigida pelos órgãos regulamentados para produção e comercialização.
Exemplo
Na cidade de Ladainha, no Vale do Mucuri, a panificadora Variedade União, da empreendedora e vice-presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares, Adilene Nogueira, recebeu a habilitação no segundo semestre de 2016.
A empresária comemora mudanças positivas no negócio. “A renda aumentou em cerca de 20% e o mercado de atuação ficou mais amplo porque começamos a entregar nos mercados e escolas da cidade de Ladainha”, conta.
Guia
Para conseguir certificar a panificadora, a Emater-MG orientou a empresária a realizar todos os passos necessários, como a realização do curso de 40 horas de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”.
Em seguida, foram orientados desde análise da água em laboratórios, investimento em novas tecnologias e reformas para novas instalações, até o preenchimento de planilhas de custos e prazos.
“Mudou a organização, a renda, o volume de mercadorias e as vendas para pessoas que compram nossos produtos”
Adilene Nogueira
Empreendedora
“Acompanhamos a gestão da agroindústria, fluxo de caixa, gestão dos negócios, rotulagem e preparação do produto para o mercado, como embalagem, rótulo, especificações do produto, índice nutricional, tudo de acordo com os requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, observa o técnico regional da Emater, Cid Glauco.
Conquistar a habilitação e participar dos mais de 2 milhões de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e dos 30% da compra obrigatória de produtos da agroindústria familiar adquirido pelas escolas, de acordo com a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além das ações da Seda que têm mostrado resultados, é uma meta de estímulo para os milhares de produtores da agroindústria familiar em Minas Gerais.
Investimento em novos projetos fortalece o setor
Desde 2015, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário vem investindo em melhorias e implementação de novas políticas para fortalecer a agroindústria.
A retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, a ampliação do projeto de apoio aos circuitos curtos de comercialização e a entrega de 36 caminhões-baú isotérmicos para municípios de todas as regiões do Estado, estão entre as principais ações.
No Portal da Agricultura Familiar, plataforma digital criada para aproximar a demanda de instituições públicas da oferta dos produtores locais, já estão cadastrados cerca de 3.500 agricultores familiares.
Potencial
“Quando o produtor vislumbra o mercado proporcionado, atualmente, pelas políticas públicas que regulamentam a compra destes produtos, o mercado se torna promissor para quem tem a habilitação sanitária”, afirma a coordenadora de bem-estar social, Élida Abrantes.
Com a habilitação sanitária, o agricultor pode explorar o potencial e a demanda crescentes do mercado. A Emater – Unidade Regional de Teófilo Otoni abrange, hoje, 23 municípios, na região do Vale do Mucuri.
Além Disso
Os produtos de origem animal são cadastrados e registrados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou pelos órgãos municipais competentes, como o Sistema de Inspeção Municipal.
No caso da Emater – Unidade Regional de Teófilo Otoni, o trabalho é voltado apenas aos agricultores que produzem alimentos de origem vegetal. Cada produtor desse segmento interessado deve se direcionar à Emater para conseguir o auxílio técnico para habilitação, processo que leva, segundo a instituição, hoje, cerca de dois anos para ser finalizado.
No Vale do Mucuri, cerca de 47 agroindústrias familiares estão para serem habilitadas pela Vigilância Sanitária Regional. Destas, três já receberam a visita de técnicos da empresa e estão iniciando os procedimentos, uma está com certificação provisória e outra foi habilitada.
Estado
A Emater está presente em cerca de 790 municípios do Estado e executa um trabalho que é referência nacional. Vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.

Fonte: Hoje em dia  /com adaptação Blog Rafatony

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# A FORMIGA SABE A FOLHA QUE CORTA

Nos dias atuais para buscar vivermos em paz e em tranquilidade o melhor caminho sem dúvida é evitarmos preocupações desnecessárias ou mesmo por que dizer não 'sofrer antes do tempo'. Em uma era onde todos temos a oportunidade de reaprender, recomeçar e reavaliar nossas ações, o roteiro certo para o sucesso e para nosso bem estar enquanto seres racionais, humanos e pensantes certamente inclui olharmos o passado, avaliarmos o presente e "pesar" o futuro.  Constitucionalmente e naturalmente somos libertos para refletir, tentar, mudar ou mesmo observar (se for o caso)  o mundo que nos rodeia. Em uma ambiente único, cheio de surpresas e oportunidades agimos por defesa/ sobrevivência  ou mesmo por instinto, assim como fazem vários animais cujo lutam pela vida, com a exemplo fazem as formigas onde que  em meio a uma infinidade de ervas sabem a folha que corta.. Post.Francisco Freire

Sede da yoguedes continuará em Caraí?

A empresa yoguedes cujo o dono é o atual prefeito de Catuji tem sua sede localizada no municipio de Caraí .Todos nós sabemos que com está empresa localizada na cidade visinha todos os tributos pagos por ela serão destinados para a prefeitura de Caraí . Mas segundos boatos ditos pela população local o ex prefeito de Catuji ,Waldir Pereira Soares não entrou em acordo para que está empresa estivesse estalada na cidade de Catuji .Agora o prefeito atual é Fuvio Serafim o mesmo é dono da yoguedes desta forma a pergunta fica no ar , será que a empresa mudará de sede ?

Acidente na comunidade dos Porfírios (Catuji) provoca tragédia

  Nessa Sexta-Feira as 7:30 da manhã uma carreta que transportava eucalipto tombou na chegada da comunidade dos Porfírios no município de Catuji, mais precisamente na MG 211 . O motorista da carreta conhecido como Kaka foi levado ao hospital pela ambulância do Samu, o mesmo sentia fortes dores na coluna . Já uma criança que estava passando pelo local no momento acabou falecendo, a carga tombou encima da mesma . A vitima era uma menina conhecida na comunidade dos Porfírios pelo nome de Vanessa , ela morava próxima ao local do acidente . Familiares e amigos ficaram totalmente chocados .O corpo de Vanessa de 12 anos foi levado para o IML da cidade Teófilo Otoni.