Pular para o conteúdo principal

.

.

.

.

Está de volta o programa amiguinhos do 190

Ação estadual, por meio da Polícia Militar, combina arte e educação em apresentações direcionadas ao público infantil
O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), vai retomar, todas as segundas-feiras, às 8h30, o projeto social Amiguinhos do 190. Realizada na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, integrante do Circuito Liberdade, a ação tem como principal objetivo utilizar a educação e a arte para conscientizar as crianças sobre a importância do serviço de emergência policial (190) e as consequências do trote e da mentira.
Para isso, encenam uma peça teatral, cujo início tem como cenário o quarto do garoto Zezé. Na trama, junto a seus bonecos - Mestre Bituca e Policial Militar -, a criança vive uma aventura contra o terrível vilão, o Trote. Ao longo de toda a apresentação, o conteúdo artístico orienta as crianças, com interatividade, sobre a postura correta de todo policial militar, do uso adequado do 190 e o que decorre da mentira e do trote na vida de todo ser humano.
Além da programação fixa na biblioteca, também estão previstas apresentações externas do Amiguinhos do 190 em praças ao ar livre, instituições que atendem o público infantil e, ainda, nas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em apoio ao Carro Biblioteca, projeto que leva leitura e informação a quem está distante do centro da Capital.
CRIADORES - O Amiguinhos do 190 foi desenvolvido pela Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp), a partir da criação do sargento Leonardo Moreira e cabo Marcelo Malça, com o propósito de auxiliar a PM nas ações preventivas. Desse modo, busca-se a diminuição do trote infantil na central 190. Seu público são as crianças, com idade entre 5 e 8 anos, matriculadas em escolas das redes pública e privada da RMBH.
A ação consiste na apresentação gratuita da peça teatral Amiguinhos do 190 na Biblioteca Pública Luiz de Bessa e na visita guiada ao prédio do Comando-Geral, onde funciona o serviço de teleatendimento de emergência policial. Com objetivo semelhante, foi desenvolvida a apresentação externa nos próprios colégios, para público da mesma faixa etária, com a possibilidade de atender, a cada visita, de 150 a 450 crianças, em um auditório ou quadra poliesportiva.
APRESENTAÇÃO TEATRAL - A peça é apresentada por atores, que também são policiais militares, de forma lúdica, misturando teatro, música, poesia, dança, contação de estórias e brincadeiras. Dessa forma, desperta no público infantil, segundo a PMMG, o gosto pela arte e a importância do serviço 190.
No início da apresentação, as crianças ajudam a dar vida ao boneco Policial Militar, ao cantar o hino Herói de Verdade. Em seguida, com a música O foguete, as crianças quebram o gelo e se aquecem para cantar e dançar Por quê, Pra que?. Depois, se divertem com a canção do 190, a partir da qual aprendem três perguntas básicas para a central de emergência.
Na sequência, o boneco conta uma fábula de Esopo, e canta Triste Trote, música que ilustra os perigos da mentira. O vilão da peça entra em cena, então, cantando Trote Vilão e participa do Jogo do 190, que ilustra como funciona a central da PM e os efeitos do trote. Com a ajuda das crianças, os Amiguinhos do 190 derrotam o Trote Vilão.
Na parte final da peça, o Mestre Bituca declama o poema Leilão de Jardim, de Cecília Meireles e, logo após, os professores são homenageados com a canção Quão tanto, feita exclusivamente para eles. É a vez, então, das crianças, que recebem a carteirinha de Amiguinhos do 190 e cantam a música tema da peça. Posteriormente, o Policial Militar passa várias dicas culturais e de segurança para elas.
O espetáculo se encerra ao terminar a magia dos bonecos.
Fonte : reprodução/ iof 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# A FORMIGA SABE A FOLHA QUE CORTA

Nos dias atuais para buscar vivermos em paz e em tranquilidade o melhor caminho sem dúvida é evitarmos preocupações desnecessárias ou mesmo por que dizer não 'sofrer antes do tempo'. Em uma era onde todos temos a oportunidade de reaprender, recomeçar e reavaliar nossas ações, o roteiro certo para o sucesso e para nosso bem estar enquanto seres racionais, humanos e pensantes certamente inclui olharmos o passado, avaliarmos o presente e "pesar" o futuro.  Constitucionalmente e naturalmente somos libertos para refletir, tentar, mudar ou mesmo observar (se for o caso)  o mundo que nos rodeia. Em uma ambiente único, cheio de surpresas e oportunidades agimos por defesa/ sobrevivência  ou mesmo por instinto, assim como fazem vários animais cujo lutam pela vida, com a exemplo fazem as formigas onde que  em meio a uma infinidade de ervas sabem a folha que corta.. Post.Francisco Freire

Sede da yoguedes continuará em Caraí?

A empresa yoguedes cujo o dono é o atual prefeito de Catuji tem sua sede localizada no municipio de Caraí .Todos nós sabemos que com está empresa localizada na cidade visinha todos os tributos pagos por ela serão destinados para a prefeitura de Caraí . Mas segundos boatos ditos pela população local o ex prefeito de Catuji ,Waldir Pereira Soares não entrou em acordo para que está empresa estivesse estalada na cidade de Catuji .Agora o prefeito atual é Fuvio Serafim o mesmo é dono da yoguedes desta forma a pergunta fica no ar , será que a empresa mudará de sede ?

Acidente na comunidade dos Porfírios (Catuji) provoca tragédia

  Nessa Sexta-Feira as 7:30 da manhã uma carreta que transportava eucalipto tombou na chegada da comunidade dos Porfírios no município de Catuji, mais precisamente na MG 211 . O motorista da carreta conhecido como Kaka foi levado ao hospital pela ambulância do Samu, o mesmo sentia fortes dores na coluna . Já uma criança que estava passando pelo local no momento acabou falecendo, a carga tombou encima da mesma . A vitima era uma menina conhecida na comunidade dos Porfírios pelo nome de Vanessa , ela morava próxima ao local do acidente . Familiares e amigos ficaram totalmente chocados .O corpo de Vanessa de 12 anos foi levado para o IML da cidade Teófilo Otoni.