Pular para o conteúdo principal

.

.

.

.

Artesanato de Minas ganha apoio do governo

Carteira Nacional identifica os profissionais e facilita participação em eventos por todo o País
Rico culturalmente, conhecido mundialmente e importante economicamente, o artesanato mineiro conta com apoio do Governo estadual, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), que monitora, incentiva, cadastra artesãos e realiza feiras nacionais e internacionais para promover a atividade.
Na sua casa em Belo Horizonte, Euziléia Oliveira, 48 anos, dedica seus dias ao ofício aprendido com suas tias ainda quando criança: o artesanato. "Desde pequena, aprendi a dar importância aos trabalhos manuais e descobri uma paixão, principalmente pelas tintas e pincéis. Tenho uma enorme satisfação de poder transformar materiais simples em arte, em algo funcional e belo", completa.
Euziléia é uma entre as milhares de pessoas em Minas Gerais que vivem da renda obtida com o artesanato. Estima-se que existam 300 mil artesãos no Estado, onde a cadeia produtiva movimenta cerca de R$ 2,2 bilhões por ano. Porém, apenas cerca de 2.900 estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e possuem a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual, documento que identifica os profissionais.
"Este ano, nossa prioridade é cadastrar o artesão mineiro. Isso ajuda a saber a real situação da categoria, o que amplia nosso olhar para as políticas públicas necessárias", afirma Thiago Tomaz Chaveiro, coordenador do Núcleo de Artesanato da Seedif.
Um importante benefício do documento é que ele facilita a participação dos artesãos em eventos especializados, como feiras, exposições, treinamentos e outros. Ainda segundo Chaveiro, algumas operadoras de cartão de crédito oferecem taxas diferenciadas para os artesãos devidamente identificados.
CADASTRO - Para obter a Carteira Nacional do Artesão, o profissional deve fazer um pré-agendamento na Seedif, pelo telefone (31) 3915-2938. No dia marcado, precisa levar RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 colorida e, mediante o cadastramento, é necessário submeter-se a uma prova de habilidade manual.
No dia Nacional do Artesão, celebrado no próximo domingo, a Seedif vai promover, no Museu Abílio Barreto, um mutirão de cadastramento. Para participar, o artesão precisa fazer pré-cadastro, pela internet, no link https://goo.gl/forms/axcvtniNLiO0wKLn1. As vagas são limitadas.
COMERCIALIZAÇÃO - De acordo com Thiago Tomaz Chaveiro, o Núcleo de Artesanato trabalha para inserir os profissionais em eventos do setor e em iniciativas de desenvolvimento do artesanato, com ajuda de entidades parceiras, como o Sebrae-MG. "A maior dificuldade hoje é o escoamento da produção e, por isso, a demanda é pela abertura desses canais", conta.
Natural de Cipotânea, no território Vertentes, Cecília Miranda, 50 anos, faz parte da Associação das Artesãs da cidade e marca presença em eventos por todo o País, onde faz contatos para futuras vendas. "Nossa matéria-prima é a palha de milho, e fazemos cesteria em geral, baús, fruteiras e bolsas, entre outros produtos", conta.
FORÇA DO SETOR - Dos cem melhores empreendimentos contemplados na 4ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato nos 27 estados, 13 são mineiros. Além disso, Minas teve o maior número de representantes na premiação, com 309 inscritos, do total de 2.145 artesãos. A cerimônia de premiação será realizada em 23 de novembro, no Rio de Janeiro.
De Três Corações, no território Sul, Osvaldo Inácio de Souza, 61 anos, não esperava ser premiado. Ele trabalha há 27 anos com itens de decoração em madeira."Vou moldando as peças, uma a uma, com o canivete. Faço animais em miniatura, carrinhos de boi, entre outras. Fiquei muito satisfeito", comemora.
Os vencedores mineiros foram: Cooperativa Mariense de Artesanato/Gente de Fibra (Maria da Fé), Brasil Pitanga Arte Rústica (Carangola), Fio Brasil (Muzambinho), Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização (Betim), Essamulher Acessórios de Moda (Belo Horizonte), José Roberto dos Santos (Antonio Carlos), Fernanda de Castro Carvalho (Prados), Maria de Lourdes Rosa de Freitas (Ouro Preto), Divino Ofhício Artesanato (Lagoa Dourada), João Batista Ferreira Anjos (Santo Antônio do Leite), Mario Pereira Teles (Divinópolis), Moises Silva (Tiradentes) e Osvaldo Inácio de Souza (Três Corações).
Além do reconhecimento nacional, os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles poderão ainda usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato - 4ª Edição até o final de 2019, e divulgar seus trabalhos no catálogo da premiação.
Fonte :Reprodução/ IOF 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# A FORMIGA SABE A FOLHA QUE CORTA

Nos dias atuais para buscar vivermos em paz e em tranquilidade o melhor caminho sem dúvida é evitarmos preocupações desnecessárias ou mesmo por que dizer não 'sofrer antes do tempo'. Em uma era onde todos temos a oportunidade de reaprender, recomeçar e reavaliar nossas ações, o roteiro certo para o sucesso e para nosso bem estar enquanto seres racionais, humanos e pensantes certamente inclui olharmos o passado, avaliarmos o presente e "pesar" o futuro.  Constitucionalmente e naturalmente somos libertos para refletir, tentar, mudar ou mesmo observar (se for o caso)  o mundo que nos rodeia. Em uma ambiente único, cheio de surpresas e oportunidades agimos por defesa/ sobrevivência  ou mesmo por instinto, assim como fazem vários animais cujo lutam pela vida, com a exemplo fazem as formigas onde que  em meio a uma infinidade de ervas sabem a folha que corta.. Post.Francisco Freire

Sede da yoguedes continuará em Caraí?

A empresa yoguedes cujo o dono é o atual prefeito de Catuji tem sua sede localizada no municipio de Caraí .Todos nós sabemos que com está empresa localizada na cidade visinha todos os tributos pagos por ela serão destinados para a prefeitura de Caraí . Mas segundos boatos ditos pela população local o ex prefeito de Catuji ,Waldir Pereira Soares não entrou em acordo para que está empresa estivesse estalada na cidade de Catuji .Agora o prefeito atual é Fuvio Serafim o mesmo é dono da yoguedes desta forma a pergunta fica no ar , será que a empresa mudará de sede ?

Acidente na comunidade dos Porfírios (Catuji) provoca tragédia

  Nessa Sexta-Feira as 7:30 da manhã uma carreta que transportava eucalipto tombou na chegada da comunidade dos Porfírios no município de Catuji, mais precisamente na MG 211 . O motorista da carreta conhecido como Kaka foi levado ao hospital pela ambulância do Samu, o mesmo sentia fortes dores na coluna . Já uma criança que estava passando pelo local no momento acabou falecendo, a carga tombou encima da mesma . A vitima era uma menina conhecida na comunidade dos Porfírios pelo nome de Vanessa , ela morava próxima ao local do acidente . Familiares e amigos ficaram totalmente chocados .O corpo de Vanessa de 12 anos foi levado para o IML da cidade Teófilo Otoni.