Pular para o conteúdo principal

.

.

.

.

O fim do polvilho e da farinha de mandioca nos Porfírios

 Uma série de problemas vêm afetando a produção de derivados da mandioca  na comunidade dos Porfírios . Segundo fontes ligadas ao blog Rafatony uma comissão de fiscais estaria vindo para fazer uma avaliação das condições de trabalho das chamadas tendas (locais onde se produz o Polvilho e a farinha de mandioca ) tudo indica,é que para a produção do polvilho continuar terá que sofrer uma grande mudança no setor de produção e isso renderia um gasto muito alto que seria incapaz de um pequeno produtor pagar.O pagamento de impostos também passaria a ser bem mais cobrados e vigiados pelo governo municipal, estadual e federal. Além desse problema , temos outros fatores que também poderá  contribuir para o fim das tendas na comunidade.
  Nos últimos anos a goma(polvilho) e a farinha do estado da Bahia chegam com força na região e com um preço inferior ao da comunidade Porfiriense, isso está causando a desvalorização no mercado comercial. Varias pessoas que cultivam a mandioca reclamam do preço que produtores de Polvilho estão pagando por caminhão. O preço por caminhão varia de 500 a 600 reais. A pressão para que a água passe a ser de responsabilidade da Copanor também é grande, seria mais um gasto, pois até o momento a água usada pela comunidade é natural e grátis .Portanto, realmente o fim da produção de derivados da mandioca poderá está chegando. Todos nós sabemos que acabar com a produção do polvilho na comunidade porfiriense é como dar um "tiro no peito" pois essa é a principal fonte de renda dos Porfírios .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# A FORMIGA SABE A FOLHA QUE CORTA

Nos dias atuais para buscar vivermos em paz e em tranquilidade o melhor caminho sem dúvida é evitarmos preocupações desnecessárias ou mesmo por que dizer não 'sofrer antes do tempo'. Em uma era onde todos temos a oportunidade de reaprender, recomeçar e reavaliar nossas ações, o roteiro certo para o sucesso e para nosso bem estar enquanto seres racionais, humanos e pensantes certamente inclui olharmos o passado, avaliarmos o presente e "pesar" o futuro.  Constitucionalmente e naturalmente somos libertos para refletir, tentar, mudar ou mesmo observar (se for o caso)  o mundo que nos rodeia. Em uma ambiente único, cheio de surpresas e oportunidades agimos por defesa/ sobrevivência  ou mesmo por instinto, assim como fazem vários animais cujo lutam pela vida, com a exemplo fazem as formigas onde que  em meio a uma infinidade de ervas sabem a folha que corta.. Post.Francisco Freire

Sede da yoguedes continuará em Caraí?

A empresa yoguedes cujo o dono é o atual prefeito de Catuji tem sua sede localizada no municipio de Caraí .Todos nós sabemos que com está empresa localizada na cidade visinha todos os tributos pagos por ela serão destinados para a prefeitura de Caraí . Mas segundos boatos ditos pela população local o ex prefeito de Catuji ,Waldir Pereira Soares não entrou em acordo para que está empresa estivesse estalada na cidade de Catuji .Agora o prefeito atual é Fuvio Serafim o mesmo é dono da yoguedes desta forma a pergunta fica no ar , será que a empresa mudará de sede ?

Acidente na comunidade dos Porfírios (Catuji) provoca tragédia

  Nessa Sexta-Feira as 7:30 da manhã uma carreta que transportava eucalipto tombou na chegada da comunidade dos Porfírios no município de Catuji, mais precisamente na MG 211 . O motorista da carreta conhecido como Kaka foi levado ao hospital pela ambulância do Samu, o mesmo sentia fortes dores na coluna . Já uma criança que estava passando pelo local no momento acabou falecendo, a carga tombou encima da mesma . A vitima era uma menina conhecida na comunidade dos Porfírios pelo nome de Vanessa , ela morava próxima ao local do acidente . Familiares e amigos ficaram totalmente chocados .O corpo de Vanessa de 12 anos foi levado para o IML da cidade Teófilo Otoni.